BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Carimbó e suas relações diversas.

Entrevista 06/06/2012 

1- Musicalmente o que e o carimbo? 

   LiNs . Como ele se constitui em termos de ritmo e de historia. Posso dizer que o Carimbó é a música que melhor representa o sentido de diversidade sul-americana, não só brasileira. Quanto a sua constituição vemos na sonoridade no carimbó elementos dos batuques brasileiros e das harmonias caribenhas nos solos de clarinetes, flautas e sax. Em uma junção que criar a marca mais forte dentro dos seus diversos sotaques.


2 - Pra ti o que representa o carimbo para a musica paraense? 
   LiNs . Seria como um título de apresentação, uma “tag” mostrando o que temos de diferente dos outros Brasis rítmicos e do Mundo. A palavra trás dentro o peso de toda dos batuques brasileiros e dos molejo caribenho, que constroem alguns dos nosso ritmos paraenses. O Carimbó está próximo da guitarrada, tecnobrega, lambada por fazer parte do universo histórico de mercado da música paraense assim como do retumbão, lundu, samba de cassete por ser fruto de uma construção mais tradicional de cultural popular com características mais ancestrais. 


3 - Quais seriam os artistas mais importantes do carimbo? 
  LiNs . Aqueles que e preciso ouvir para entender o ritmo. Colocarei alguns com particularidades na construção de suas composições : Marapanim e a zona do Salgado : Mestre Lucindo e Flor da Cidade Santarém Novo: Quentes da Madrugada Marajó : Cruzeirinho Moju: Mestre Jorge Belém : Verequete , Irmãos Coragem, Pinduca 

4 - Qual a diferença entre o carimbo do Verequete e o carimbo do Pinduca ? Você acha que um e melhor que o outro? 
    LiNs . O Verequete tem uma característica mais no batuque e o Pinduca trás elementos instrumentais novos. Não posso mensurar com os mesmo conjunto de valores o trabalho dos dois. Pois eles estão distantes na concepção de trabalho com o ritmo. Hoje todos os dois possuem importância no mercado da música paraense. Os dois viveram um período em que o carimbó começou a criar um valor econômico no mercado musical. 

5 - Porque o carimbo nunca estourou como o brega, por exemplo? Ou tu acha que ele ja teve uma epoca de sucesso comercial? 
     LiNs  . O Carimbó já foi sucesso no mercado musical na década de 70. A medida desse sucesso não é percebida por uma questão de manutenção da nossa memória cultural.


 6 - Porque hoje o carimbo e um ritmo cultuado e tocado por artista de fora do Para e ate do Brasil, como o Pato Fu e a Nação Zumbi, por exemplo. 
     LiNs . A diversidade sul-americana que esta internalizada no carimbó, faz as pessoas reconhecerem elementos que fazem parte de seu mundo semiótico. No sentido de mercado atual é o produto “novo” que “pode ser ...”


7 - O que você acha das bandas que misturam o carimbo com outros ritmos como o rap e o rock?
    LiNs . Acho válido todo trabalho que se propõem em trazer novas propostas artísticas. No caso do carimbó quando percebo os elementos rítmicos e/ou conceituais dos diversos sotaques do carimbó incorporados nessas novas propostas, acho bastante interessante. 


8 - Na sua opinião qual o futuro do carimbo? 
     LiNs  . Uma visão de mercado é difícil prever, pois é uma questão bastante complexa. Posso dizer que hoje estamos vendo uma difusão maior. Na visão cultural posso afirmar que os valores que mantem todos os elementos culturais do carimbó sempre estarão em movimento, seja conceitual ou como Bem, sempre vão figurar na nossa vida. 


9 - Porque e necessário ouvir e preservar o carimbo? 
     LiNs . É um questão de identidade se falarmos no sentido de valor cultural. Se você vive, você cria elementos relacionais com sua vida em sociedade. O gosto nasce da vivencia. Acredito que o termo “amor a primeira vista” não se aplica a música, pois sempre encontramos algum elemento associado aos que construíram nossa identidade.


10 - Você acha que o carimbo e o ritmo paraense mais genuíno? 
     LiNs . Poderia afirmar que ele é o ritmo popular paraense mais antigo que está no mercado musical.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails