BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 8 de novembro de 2009

DA COLUNA



O galo cantou no romper da aurora
o verequete dos tambores foi embora!!!






Na sétima rua depois da barraca de bucho fechada, Raimundo fazia o que o destino tinha lhe escrito para fazer o resto da vida, cantar carimbó. Verequete e seu conjunto Uirapuru formado junto com Mestre Coutinho, que tinha composições de sua autoria e que também cantava junto com o Saraiva no banjo. O Uirapuru era o conjunto que gravaria mais tarde o primeiro LP de carimbó.

 O conjunto Uirapuru com seu instrumental à base de tambores nos mostra visões da nossa identidade paraense cabocla, ritmos puxados e alegres mostrando nas sonoridades a personalidade sentimental do nosso povo, gente alegre e divertida. A simplicidade ritmica é tão rica de energia que é quase imperceptivel as poucas células musicais tocadas, diante da força que vibra na junção desses instrumentos ao canto poderoso de uma voz que parece sair de uma gruta, de uma mata fechada, do meio do oceano raivoso. Anunciando o Pará e suas coisas.

Esse é o Verequete e o seu conjunto Uirapuru criado em Icoaraci, mas por sua tamanha grandeza também acabou sendo de outros bairros, que o próprio destino na sua justa forma de encaminhar as coisas fez. Verequete era pobre de bens materiais, e todos sabem disso. Mas o dinheiro que faltava em seu bolso não foi capaz de lhe tirar a criatividade e a música que havia dentro dele. Hoje ele tornou-se bem mais rico na lembrança de qualquer cidadão da nossa Amazônia, e fez o que poucos conseguem na historia de uma sociedade, sem nos colocar um vintém no bolso, nos enriqueceu culturalmente com sua música !

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails