BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Mundo e o mundo da mUsa

Eu e Mon... Estávamos num daqueles dias de tédio por não fazer absolutamente nada. Tinhamos assistido uma apresentação das quatro maiores cantoras da Vila. Sonia Maria, Soninha Abreu, Carolina Lins e Karla Drum. Todas com trabalhos de estilos totalmente diferente uma da outra. Unidas pra homenagear Pedro Lobo, maestro e imortal do nosso estado que se vivo fosse completaria cem anos.

- cem anos! Já pensou baNjo você.

- que tem!

- com cem.

- nem! Acho que não vivo tanto. O Lobo com bem mais possibilidades não chegou.

- na época dele não era como agora.

- era mais bem querida a vida, era melhor.

- mas hoje se pode alcançar os cem.

- “pra que?” é a pergunta.

- tu não queres chegar ate cem baNjo? Pois eu adoraria viu. Meus cabelos brancos todos.

- continuarias bela MoN... rs

- mas não sei pra que me serviria esses cem anos. Hoje tudo e tão rápido e a velhice e tão lenta. Os velhos não se adaptam com o movimento do mundo hoje. Antes tudo era mais lento, mas pensado. Ficaria a andar no fim da fila.



– Mundo hoje é irremediavelmente imediato, tudo tem que ser logo, já, pra já, já foi...

As pessoas estão numa rapidez tremenda de viver, sentir, aprender e esquecer ainda mais. Milhões de informações a cada dia, centenas de invenções por ano, dezenas de descobertas na medicina, e trilhões de lixos por dia. E as pessoas estão nessa corrida maluca, todas as moças querendo ser a Penélope Charmosa e todos os garotos querendo ser o capitão Guapo e o Dick-vigarista ao mesmo tempo e pouquíssimos conseguem ser o Muttley. As emoções estão confusas, os sentimentos estão fundidos, o conhecimento accessível tão facilmente para o ser humano, que acaba se tornando tão difícil assimila-los. Fica extremamente complexo aprender o que esta aí, na tela! Todos os segredos da física, biologia, matemática, pintura, marchetaria, da música aos pacotes do tempo na televisão e no computador. Aquilo que os profissionais guardavam como os mágicos e os alquimistas.

Que só se consegue no total verdadeiramente, quando a dificuldade lhe aparece como barreira. O ser humano precisa das dificuldades para memorizar, da luta pela busca, pra sua memória, recompensá-lo com a lembrança do que aprendeu. Por isso falo que hoje todos sofrem do mal do esquecimento. Tudo que se alcança fácil não é digno de armazenamento na sua memória ainda inexplorada, e essa está anos luz da impossibilidade de se deixar dominar por aqueles que não tem a franca grandeza de usa-la por completo. E o mais engraçado de tudo isso, é que o homem cria outros mecanismos pra se fazer útil do que eles têm de sobra, mas não sabem usar. Datas, horas, encontros, reuniões ficam a cargo de suas secretarias eletrônicas, não-eletrônicas e do invento mais importante para o homem de hoje, seu telefone celular, uma memória artificial.

Esse sim tem uma carga hoje multiplicada por sua utilidade de se comunicar, e ter se tornado móvel, acabou virando, secretaria eletrônica, despertador, relógio, rádio, calculadora e outras utilidades. O celular e o nosso melhor amigo um verdadeiro eletro-cão-doméstico.

E na Internet você vê, as pessoas criando a cada dia um novo grande amor, com declarações de amor basilianas(outros apenas usam ctrl+C e ctrl+V nos sites de poesia), um mais novo-velho grande amigo eterno que na próxima semana fica bloqueado no seu msn.

Nisso tudo ainda se salva a Musa, ela esta intacta, protegida no mundo de seus pensamentos, ela é uma menina diferente das que conheço, pikena, esplendida!. Tem dois anos e já é diferente de todas as meninas de hoje. Toda vez que encontro com ela tem uma diferença. Sempre o mesmo beijo, o mesmo abraço de minha parte, porque a essa altura da vida com a memória... Ia falar fraca, mas na verdade como disse acima, mal usada, pois minha pequenez grandeza não me dá o direito de usá-la como deveria, só usando os mesmo gestos pra lembrar, que certas pessoas têm uma importância pra mim. Alias, sou como todos, um tosco. Mas ela não, ao me ver, imagino eu, que correm milhões de formas naquela cabecinha infantil imaginativa para cumprimentar-me, coisa que só os primeiros anos de nossa existência na terra nos proporcionam. Às vezes ela simplesmente olha pro lado e fala outra coisa. E depois que se da conta da minha presença e diz: - Banjuuuu! – É perfeito, não ser notado.

É a sinceridade das crianças. É dela que percebo que nos perdemos muitas coisas quando crescemos e na burrice da juventude começamos a copiar os mais velhos a experimentar coisas e esquecer a essência boa do nosso ser. Todos tinham que manter essa sinceridade enquanto cresciam. “Acho que o mundo seria mais melhor de bom”(eu tento ter sempre vivo esse meu lado criança, mesmo que só assim, querendo falar como uma). – Porra! até o computador é adulto (pudera feito por adultos, empregados de outros mais adultos ainda, que não tem tempo pra brincar com os filhos, nasceram para ofício do “ganhar dinheiro” em tempo integral). – A grande brincadeira deles é ser sério, pois até esta máquina esta querendo corrigir meu vocabulário de criança. Com seu “corretor ortografia automático de homens sérios”. Apesar de não ser um hacker, eu consigo me safar dessas “pegadinhas automáticas”. Como ia escrevendo o importante de tudo isso é que precisamos urgentemente e sempre, é da quase extinta, sinceridade, que anda escassa nos nossos dias, mesmo que, pra nos ofender, nos maltratar, falando dos nossos defeitos, ainda assim, gostamos de ser alvo dela. Não vê o Clô?. Posso dizer que, o maior ator do meu país. Pois fala de sinceridade, usando ela nos momentos necessários, claro, sempre denegrindo, na maioria das vezes as pessoas ou situações que estão na sua frente. Para passar a imagem de pessoa sincera. Sabendo que isso lhe da uma popularidade pornográfica.Sempre que pode fala da paz do amor a ser proliferado.

Por que o jogo é assim, investimento para obter lucro, gaste um pouco da sua honra, honestidade, mostre seus defeitos para os outros, para eles acreditarem sem pestanejar em você. – aquele é um cara sincero demais. Num tem papa na língua!

– Gosto dele, se ele for político votaria nele.

E esses homens sérios se tornam sinceros aos olhos dos que necessitam da sinceridade, corretos e perfeitos, quase deuses gregos, tudo para a nossa massa acreditar que o mundo pode ser melhor para suas crianças, o futuro crescerem parecidas com os pais...

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails